Os executivos sempre se preocuparam com as mudanças. O que é diferente hoje em
dia é o período de tempo que separa as mudanças. Antigamente, os executivos só tinham de
introduzir programas importantes de mudança uma ou duas vezes a cada década. Hoje, a
mudança é uma atividade continua para a maioria deles. O conceito de melhoria contínua,
por exemplo, implica mudança constante,
No passado, a administração podia ser caracterizada por longos períodos de
estabilidade, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de mudança. Administrar,
hoje em dia, poderia ser mais bem definido como longos períodos de mudanças constantes,
interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade! O mundo enfrentado
pelos executivos e trabalhadores hoje é de permanente temporariedade. As atividades hoje
realizadas pelos trabalhadores estão em permanente estado de movimento, e eles precisam
continuamente atualizar seus conhecimentos e habilidades para atender a novas exigências
do trabalho. Por exemplo, os empregados de empresas como Caterpillar, Daimler-Chrysler
e Reynolds Metals precisam agora saber operar equipamentos de produção
computadorizados. Isto não fazia parte da descrição de suas atividades há 20 anos. As
equipes de trabalho também cada vez mais mutantes. No passado, os funcionários eram
indicados para um específico grupo de trabalho, e essa colocação era relativamente
contínua. Havia uma sensação de segurança em trabalhar sempre com as mesmas pessoas.
Essa previsibilidade foi substituída por grupos temporários de trabalho, equipes formadas por pessoas de diferentes departamentos, cujos membros mudam o tempo todo, e uso cada
vez maior do rodízio dos funcionários para atender às necessidades sempre mutantes do
trabalho. Finalmente, as próprias organizações estão em estado de fluxo. Elas estão
constantemente reorganizando suas divisões, desfazendo-se de negócios que não têm bom
desempenho, fazendo operações de downsizing, subcontratando serviços e operações não
críticos de outras organizações e substituindo os funcionários permanentes por temporários.
Os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a
temporariedade. Precisam aprender a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a
imprevisibilidade. O estudo do comportamento organizacional pode ajudar a entender de
um mundo profissional em contínua mudança, a aprender a superar as resistências à
mudança e a criar uma cultura organizacional que seja voltada para ela.
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